Métodos
É um tipo de psicoterapia que foi desenvolvida nos anos 60, que se foca na forma como a pessoa processa e interpreta as situações e que pode gerar sofrimento.
É um tipo de psicoterapia que foi desenvolvida nos anos 60, que se foca na forma como a pessoa processa e interpreta as situações e que pode gerar sofrimento.
A análise do comportamento aplicada, muito conhecida pela sigla ABA. A proposta de intervenção por meio de ABA implica em momentos planejados e estruturados e propõe a continuidade dos procedimentos para os diferentes ambientes naturais que frequenta, tendo em vista a generalização das habilidades adquiridas para o contexto natural.
Também são realizadas intervenções que promovem autonomia ao indivíduo, lhe proporcionando melhor qualidade de vida por meio da sua participação e envolvimento das obrigações diárias, introduzindo inclusive todos os profissionais, orientadores e cuidadores que fazem parte do convívio da criança.
TEACCH – O Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação (TEACCH®, na sigla em inglês) ajuda pessoas com Transtorno do Espectro Autista a compreenderem melhor o universo ao redor.
É a proposta baseada em evidências adotada por diversos profissionais para trabalhar os problemas relacionados à comunicação e ensinar habilidades.
Basicamente, esse modelo tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade (o que fazer, onde fazer, como fazer, o que fazer em seguida) favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo. Com isso, é esperada a diminuição dos comportamentos disruptivos, a ampliação do repertório comunicativo e o aumento de engajamento nas atividades e do entendimento do que se deve fazer (com compreensão, não somente por repetição mecânica). A ideia é que, com o uso do TEACCH®, a criança com autismo conquiste cada vez mais autonomia e melhore sua capacidade de compreender o que as pessoas comunicam.
Centra-se na recapitulação do processo de aquisição do Andar (processo motor complexo, que leva o indivíduo da posição horizontal à posição vertical e que culmina com a definição da lateralidade), Falar (meio de comunicação que surge do processo de orientação ser humano no espaço, ou seja do desenvolvimento do andar) e Pensar (processo mental desenvolvido a partir da linguagem) de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso, perspectivando o indivíduo como um ser holístico, sobre o qual não recaí atenção na dificuldade. Desta forma respeitando a sequência evolutiva da natureza do ser humano, o Método Padovan objetiva tornar o indivíduo capaz de cumprir o seu potencial genético e adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento.
HANEN – A missão do HANEN é fornecer tanto aos pais, cuidadores, educadores infantis e fonoaudiólogos o conhecimento e tratamento necessários para ajudar todas as crianças pré-escolares e escolares a desenvolver melhor a fala, linguagem, habilidades sociais e alfabetização. Incluindo crianças com distúrbio específico da linguagem, Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Asperger e Síndrome do X Frágil, durante atividades cotidianas que exigem comunicação social e o processo de alfabetização. A utilização do método potencializa e facilita os resultados desejados em terapia dessas crianças.
É um tipo de terapia ocupacional muito utilizada, principalmente, para criar estímulos apropriados em crianças com autismo. No entanto, o método pode ser aplicado a outros tipos de pacientes — como portadores de Síndrome de Down, déficit de atenção ou outras disfunções neurológicas. As técnicas de terapia de integração sensorial são simples e, em alguns casos, podem ser reproduzidas em casa. Tais alternativas procuram trazer mais conforto a quem tem dificuldade em processar informações sensoriais. Auxiliando aqueles que tem excesso, ou falta de sensibilidade em algum dos sentidos. O método
terapêutico é baseado no sistema Ayres Sensory Integration (ASI), que visa identificar e tratar a disfunção sensorial do paciente. No caso das crianças com autismo, há algumas que são sensíveis aos estímulos táteis (toque) e se incomodam até com a própria roupa. Também existem aquelas
sensíveis aos estímulos sonoros, que acabam ficando ansiosas e incomodadas mesmo com os barulhos mínimos do ambiente. Para melhorar a qualidade de vida delas e de suas famílias, é fundamental contar com uma intervenção terapêutica. A terapia ocupacional vai ajudar a reorganizar as sensações com o objetivo de reduzir seus efeitos negativos nas crianças. Consequentemente, isso ajudará no convívio social, no aprendizado e em outras capacidades do paciente.
DENVER– pode ser definido como um mecanismo ou um protocolo de abordagens cujo aspecto tende a ser voltado para o desenvolvimento do pequeno. Em outras palavras, ele serve para intervir nos atrasos manifestados pela criança em função do autismo, independente da intensidade. O método Denver consiste em um modo de intervenção precoce de forma intensiva. O modelo é completo e, com isso, ele passa a trabalhar cinco eixos de intervenção partir do momento em que a criança completa um ano de vida. Primeiro eixo: Voltado para a orientação social – treinar a criança a identificar rostos, expressões faciais, corpo do outro, corpo de si próprio; Segundo eixo: Esta categoria do método Denver dá um enfoque maior na linguagem social e na linguagem contextual; Terceiro eixo: Este grupo inclui aquilo que chamamos de jogo social. A intenção é estimular atividades que procuram forçar essa criança a direcionar suas atitudes, preocupando-se com o outro, trabalhando a reciprocidade e o compartilhamento social; Quarto eixo: Nesta etapa podemos citar o jogo simbólico – a criança aprende a brincar simbolicamente e não só com parte dos brinquedos ou dos fragmentos do objeto; mas do todo e de forma bastante lúdica; Quinto eixo: Por último apresentamos a quinta etapa do método Denver, que visa à redução de deficiências iniciais (deficiências motoras, sociais, de linguagem, adaptabilidade a regras e rotinas)
No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.
O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. O paciente aprende a sensação do movimento e não o movimento em si. O objetivo do tratamento é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas inadequadas. Sendo uma abordagem de tratamento indicada para o indivíduo com comprometimento de movimento, função e controle postural, decorrente de lesão ou má formação congênita do sistema nervoso central.
PECS – Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System) — é um sistema para ajudar pessoas de várias idades que não conseguem se fazer entender através da fala, ou que têm uma fala muito limitada. Ou seja, o PECS é uma comunicação aumentativa e alternativa.
Sua saúde mental em primeiro lugar
PEAK – protocolo de avaliação de linguagem, em 4 cadernos de avaliação e intervenção, sobretudo em autismo leve.
É uma abordagem multidimensional indicada para os transtornos motores de fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio-emocionais. Não é apenas uma técnica de tratamento para ensinar os sons da fala.
TESTE DA LINGUINHA é um exame obrigatório que serve para diagnosticar e indicar o tratamento precoce de problemas no freio da língua de recém-nascidos, que podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e falar, que é o caso da anquiloglossia, também conhecida como língua presa.
Através das medidas feitas das circunferências corporais e dobras cutâneas, avaliamos o perfil físico do cliente.
Avaliação nutricional – se dá através dos resultados da antropometria e a análise dos sinais clínicos e sintomas, onde detectamos e estado nutricional.
Avaliamos o hábito alimentar do paciente para saber a rotina de alimentação do cliente e, assim, promover os ajustes necessários a fim de promover a saúde através da alimentação.
É um exame que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.
A Neurologia Infantil, também conhecida como neuropediatria, é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.
É o neurologista infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.
Os principais problemas trazidos ao neuropediatra são:
Dificuldade escolar
Dores de cabeça ou cefaleia
Hiperatividade e déficit de atenção (TDAH)
Tics, gagueira
Alteração do tamanho e da forma da cabeça
Epilepsia e crise convulsiva
Meningite
Dificuldade para caminhar ou falar
Atraso para falar
Atraso para caminhar
Hipotonia (“molinho”, floppy baby)
Distúrbios do sono (como insônia, terror noturno, etc)
Paralisia cerebral
Doenças musculares
Erros inatos do metabolismo
Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico
Autismo
Síndromes genéticas